terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Empreiteiras comem por fora na privatização de aeroportos que favorece fundos dominados pelo PT

Empreiteiras comem por fora na privatização de aeroportos que favorece fundos dominados pelo PT
Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Leia mais artigos no site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

Como de costume, o esquema petralha foi o grande vencedor da concessão de aeroportos com valores tão elevados que superam a atual geração de caixa hoje obtida em Guarulhos, Viracopos e Brasília. Os fundos de pensão, controlados pelo esquema sindical petista, ficaram com a jóia da coroa – o aeroporto Franco Montoro. Previ, Petros e Funcef fazem parte da Invepar, empresa comandada pela empreiteira OAS, que se aliou neste mega negócio de R$ 16,213 bilhões com a operadora sul-africana de terminais ACSA.

No mercado, comentava-se ontem que a Odebrecht estaria por trás deste grupo vencedor de Guarulhos. Mas a gigante da construção só vai aparecer, na hora das obras a serem executadas, junto com Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa. Como a Invepar deve abrir seu capital dentro de um ou dois anos, seus novos sócios, por enquanto “ocultos” devem aparecer no momento oportuno.

Como de costume, a “privatização” capimunista dos aeroportos terá 80% de financiamento do BNDES. Talvez isto explique o ágio tão elevado pago no leilão e muito comemorado no Palácio do Planalto. A lógica é: quanto mais dinheiro se tirar do banco estatal de fomento melhor será para os negócios. O grande piloto oculto desta concessão de aeroportos foi o ex-ministro e super-consultor Antonio Palocci Filho.

Especialistas em logística têm críticas imediatas ao negócio. Tudo aconteceu tarde demais e pode nem dar tempo de se resolverem os gargalos para a Copa do Mundo de 2014. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) já advertiu ontem que os passageiros tendem a pagar tarifas mais altas nestes terminais. A principal promessa oficial com a “privatização” é maior agilidade no fluxo de passageiros, com a ampliação de terminais de passageiros e do pátio para as aeronaves.

Uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), feita em 2011, revela que os aeroportos de São Paulo estão entre os mais mal avaliados pelos consumidores. Guarulhos ostentou a terceira pior avaliação, com 4,22. Campinas amargou a quarta pior nota (4,8). O de Brasília foi o sexto pior, com 7,53. O Galeão ficou em 16º, com 5,37. Os piores do Brasil foram os aeroportos de São Luís (3,88) e Goiânia (2,33).

Fundo bilionário

Outra fonte de recursos para a petralhada administrar nos próximos anos é o Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac).

O governo federal terá uma renda de mais de R$ 1 bilhão ao ano, durante 25 anos.

A promessa é que o dinheiro seja usado no desenvolvimento de outros aeroportos que não serão alvo de investimentos privados.

Defesa abortista

Dilma Rousseff vai comprar uma briga com a Igreja Católica.

A nova ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonoro Menicucci já avisou que defenderá a legalizaçãodo aborto.

A amiga e ex-colega de cela de Dilma, nos tempos da dita-dura, revelou que já fez dois abortos ao longo de seus 67 anos devida.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 7 de Fevereiro de 2011.